terça-feira, 22 de maio de 2012

Tá Rolando Modigliani

A exposição - Modigliani, Imagens de uma vida - acaba de chegar ao Masp, e ela nos leva a uma retrospectiva da vida e obra do pintor italiano. Dos estudos na Itália até seu apogeu na Paris modernista; sim, Modigliani foi peça chave naquele caldeirão cultural, época que sacudiu os pilares artísticos, quebrando conceitos e trazendo novos rumos para as gerações de artistas que se formavam em meio à efervescência cultural do início do século XX. Dono de um estilo de traço único que retratava como ninguém a alma feminina, o polêmico Modigliani teve uma vida intensa, marcada por grandes amores e infortúnios, como sua morte trágica em 1920, aos 35 anos. Conviveu com os principais nomes da cena artística parisiense de sua época como Pablo Picasso, André Derain, Max Jacob e Léonard Foujita.




A curadoria no Brasil é de Olívio Guedes, diretor da Casa Modigliani (SP), as obras e peças expostas vêm do acervo deste instituto e de colecionadores particulares, além de telas do acervo do MASP. “Modigliani, que foi definido ‘o artista sem mestres e sem discípulos’, se destaca no panorama de nomes importantíssimos da história da arte por ter sido fiel à sua visão figurativa da arte, conseguindo chegar a um signo identitário, que é síntese perfeita entre a imagem e o sentimento que isso suscita em transferir a alma dos sujeitos, e não apenas as fisionomias deles”, diz o curador.

                E agora segue a dica contemporânea, Modigliani, o filme.


Com uma narrativa forte e fotografia de rara beleza, o ator Andy Garcia vive com extrema sensibilidade e emoção apurada, uma das mais lindas estórias de amor já contadas no cinema.

A exposição fica no Masp até 15 de julho de 2012. Após exibição em São Paulo, segue para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.


Masp - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
End: Avenida Paulista, 1578 – São Paulo /Tel: (11) 3251-5644
Serviço: terças a domingos e feriados, 11h às 18h e qui 11h às 20h.

Nenhum comentário: